sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Um ano de mudanças

Há um pouco mais de 1 ano, estávamos morando em Santiago do Chile, felizes da vida, até que um dia o marido chega em casa na maior da calma (quem conhece o casal sabe que ele é zen e eu uma pilha) e me fala que em uma semana viria um chefe dele, todo poderoso, fazer a proposta pra mudarmos de país. Desde o dia que ele me falou isso, eu abri o mapa mundi e comecei a delirar. Eu tinha certeza que era Europa, porque a empresa dele é grande por lá, e eu ficava sonhando com Paris, Roma, Londres, lugares desse nível! (que hoje pensando na situação atual, grávida, não queria estar em nenhum desses).

Finalmente o dia chegou, o chefão veio, e eles foram jantar. Eu, bem ansiosa, não conseguia fazer nada naquele dia, e fiz ele me prometer que ia me ligar do banheiro assim que o doido falasse o bendito país! Todo mundo precisa ir ao banheiro, concordam? (ele me chamou de louca, mas eu não tava nem aí, queria mesmo saber onde íamos nos enfiar)... o diálogo foi: 

Marido: "Oi, tá sentada?"
Eu: "Acho melhor deitar"
Marido: "Eu vou falar e tenho que desligar, não tenha um ataque do coração"
Eu: "Vou tentar"
Marido: "BANGKOK, TAILÂNDIA" e desligou!

Nessas horas passou tudo pela cabeça, tipo, será que casei com o cara certo? quantos habitantes será que tem nesse lugar? com certeza fala inglês né? (santa ignorância), demorei exatos 20 segundos para entrar no google e começar a pesquisar tudo! Quando ele chegou em casa, eu já era praticamente a melhor professora de história e geografia tailandesa que a humanidade já viu! Contei pro marido tudo que tinha lido e ele contou sobre a proposta. Depois de umas 2 horas conversando, eu falei, VAMOS! E ele quase caiu da cadeira, tipo, tem certeza? (até hoje não tenho certeza, mas cá estamos)...

Acho que o mais difícil do processo foi que eu tive que manter segredo TOTAL! Primeiro porque as negociações ainda tavam rolando, entrevistas (detalhe: eram as 5 da manhã, o marido ficava com a calça do pijama e colocava uma camisa porque era sempre entrevista com camera), depois de uns 3 meses finalmente assinamos, e aí em 20 dias tudo tem que estar pronto para estar vivendo aqui! Juro essas empresas são malucas, mas não adianta reclamar, é assim pra todo mundo e sempre será, então o jeito é se acostumar e parar de reclamar. 

PAUSA....contei resumidamente a parte "difícil" (mas que pensando bem, foi a mais fácil da história), porque enquanto tudo isso tava rolando, eu só fazia a seguinte pergunta: QUE QUE EU VOU FAZER NESSE LUGAR??? Porque trabalhar é bem difícil (é muito complicado conseguir visto de trabalho), mas eu não me convenci e procurei, tentei pela empresa que eu estava trabalhando, mas não rolou. 

Cheguei aqui no meio de uma inundação caótica, que gerou desabastecimento de comidas e bebidas nos supermercados. O marido saia para trabalhar e eu saia em busca de água! 
Além das inundações, outras coisas fizeram meus primeiros meses serem bastante complicados: foi a primeira vez desde que sou "adulta" que eu não tinha um trabalho (metas, prazos, chefes); não tinha responsabilidades durante o dia, me sentia inútil e me arrependia de coisas que tinha feito ou deixado de fazer; a adaptação a um lugar distante, com clima, hábitos e cultura diferentes da minha, além da língua que não dá para entender nada, ahhh não foi fácil. 

Hoje agradeço pela oportunidade que tenho, e vou ter que assumir que estou adorando essa nova vida! Maridão que me perdoe, mas toda segunda feira quando ele acorda pra trabalhar, que dó! Eu na vida boa, com afazeres tipo: fazer ginástica, almoçar com as amigas, café da tarde, dar uma voltinha no shopping, um verdadeiro stress sem fim! Sei que esses dias de glória estão terminando, afinal daqui uns dias o foco serão as fraldas e tudo que a maternagem traz na bagagem, mas posso dizer que aproveitei muito, e não me arrependo de ter decidido por vir, morar do outro lado do mundo é duro porque bate uma saudade, mas poder vivenciar outras culturas, conhecer pessoas e lugares que nunca imaginei, enriquece muito.

2 comentários:

  1. É isso ai Paula! Atitude positiva sempre! O Lipe vai com certeza nascer em um lar cheio de amor em um país lindo e maravilhoso!

    ResponderExcluir
  2. Doidaaa!!!!! é isso aí....guerreira....e boa sorte com a nova fase...vc vai tirar de letra!!
    bjs Dê...doida de Bauru

    ResponderExcluir